ea-banking-school-logo.png

Tudo sobre a carreira que mais cresce no universo financeiro

Atualizado: há 3 dias

No mês dos professores, o professor Adriano Fraga traz as principais informações sobre a carreira de Agente Autônomo de Investimentos.



Fundamentais na construção de cidadãos, os professores também são importantíssimos no momento em que optamos por seguir uma carreira no mercado de trabalho. No mês de outubro, é comemorado o dia deles e, como sabemos, o melhor presente é ainda mais espaço para que possam compartilhar sabedoria a todos.


Portanto, para celebrarmos, convidamos o professor Adriano Fraga para falar um pouco sobre uma das áreas de atuação que mais cresceu e que mais deve seguir em ascendência no universo financeiro, a de Agente Autônomo de Investimentos.


Neste artigo, você encontrará diversas informações para entender um pouco mais sobre a realidade desse mercado. Acompanhe!



O mercado de investimentos


Para entender a profissão, é importante que você compreenda como o mercado de investimentos está situado no mercado financeiro atualmente.


No Brasil, cerca de 95% dos investidores ainda investem seus recursos por meio de instituições bancárias. Nos Estados Unidos, que é uma economia um pouco mais desenvolvida, 95% das pessoas investem por meio de corretoras e apenas 5% por meio de bancos.


Outro dado relevante é que, no Brasil, de todos esses recursos que estão em instituições financeiras, R$ 700 bilhões estão alocados na poupança, que é um investimento historicamente ruim porque acaba não superando nem mesmo a inflação em determinados períodos.



Por que a profissão de AAI cresceu nos últimos anos?


Boa parte desse movimento se deve ao amadurecimento do mercado financeiro no Brasil, que é um mercado que está, a cada dia, com melhor rentabilidade e mais adequado a todos os tipos de perfil do investidor.


Outro ponto importante é que as corretoras têm acompanhado esse desenvolvimento. Diversas corretoras no país disponibilizam uma plataforma aberta de investimentos com uma série de possibilidades de investimentos, contemplando todo tipo de perfil de investidor. O investidor brasileiro, então, acaba observando esse movimento na economia e querendo buscar alternativas mais interessantes para remunerar o seu capital.


O problema dessa história é que, embora se tenha uma infinidade de novas possibilidades e o mercado esteja mais maduro, boa parte dos investidores brasileiros ainda não têm conhecimento mais aprofundado a respeito dos tipos de investimento nem a respeito do mercado como um todo. Essa é a principal função do Agente Autônomo de Investimentos, que nada mais é do que o profissional contratado por uma instituição do mercado financeiro para distribuir investimentos, ou seja, uma corretora, para ajudar o brasileiro a investir melhor.


Comece agora o Projeto AAI.



Mas, na prática, o que faz um AAI?


Basicamente, um Agente Autônomo de Investimento tem três funções. A primeira delas é conversar com os investidores e convencê-los a investir os seus recursos não mais por um banco, mas por meio de uma corretora, o que é chamado de captar clientes ou de prospectar clientes e pode ser feito pelo círculo de amigos, familiares ou de indicações.


Em um segundo momento, explicar para esses novos clientes como funciona cada tipo de ativo. Evidentemente, primeiro se entende qual é o perfil daquele investidor e, com base nisso, se explica quais são os tipos de investimentos mais adequados àquele perfil de investidor.


O último ponto gira em torno de registrar esses investimentos, ou melhor, registrar as ordens desse cliente. Por exemplo: quando um cliente quer comprar uma ação, ele não pode bater na porta da empresa, na porta da corretora para comprar essa ação, nem na porta da bolsa, que é onde são distribuídas ações. Esse processo acontece por intermédio da corretora; é por intermédio de um Agente Autônomo que a compra é realizada.



Como faço para atuar nessa carreira?


Um dos pré-requisitos para poder atuar nessa profissão é a certificação ANCORD. Conquistando a certificação, você será um profissional diferenciado na hora de ingressar no mercado financeiro.


E então, gostou das dicas do professor Adriano Fraga?


Se depois de ler este artigo, você definiu que é momento de deixar a zona de conforto e encarar um mercado competitivo e com grandes oportunidade futuras, a EA Banking School, a maior escola bancária do Brasil, tem os melhores preparatórios para você se destacar na área.


Aproveite!


Afinal, a maneira como você desenvolve sua vida profissional é determinante para o sucesso!


Conheça o professor Adriano Fraga


Gerente de Negócios no Banrisul por 8 anos e Agente Autônomo de Investimentos, possui as certificações CPA-10, CPA-20 e ANCORD, além de MBA em Gestão Empresarial pela Unisinos e Pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC/RS.


Informações

Institucional

UniBTA

UOL EdTech

FAQ

Sala de aula

Nossos cursos

Matrículas

+55 51 2101-0120

+55 51 99770-2100

vendasea@uolinc.com

Materiais de estudo

Receba em primeira mão, gratuitamente, materiais de estudo preparados por nossos especialistas.

Contato

+55 51 3511-4164

atendimentoea@uolinc.com

© EA Banking School. Todos os direitos reservados. CNPJ: 17.543.049/0002-74

Política de privacidade.