• yveleda

A relação das instituições financeiras com o mercado financeiro

As instituições financeiras são organizações diversas com foco em capitais monetários de diferentes finalidades. Entender e compreender as funcionalidades e aplicações das instituições financeiras pode não ser uma tarefa fácil, especialmente pela complexidade no assunto e pela variedade de organizações.


Quem investe tempo em conhecer as instituições financeiras e entender seu papel na sociedade, está cada vez mais perto de conseguir um bom destaque na área, principalmente para quem está inserido no mercado de investimentos, seja como investidor ou profissional do setor.


Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo com as principais informações sobre as instituições financeiras e suas relações com o mercado financeiro e de investimento.


Aproveite e veja também nossa publicação sobre os Agentes Autônomos de Investimento – AAI e como a profissão está revolucionando o mundo dos investimentos. Vale a pena conferir!



Você sabe como funcionam as instituições financeiras?


As instituições financeiras operam diretamente no setor administrativo de moedas nacionais, mas suas funções variam de acordo com cada organização. De maneira geral, uma instituição financeira aloca capitais monetários de propriedade ou de outros. Todas as atividades de capitais levam em consideração os riscos, custos e prazos.


Dentre os tipos de instituições financeiras, os principais são:

  • Caixa econômica federal;

  • AAI – Agentes Autônomos de Investimento;

  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;

  • Cooperativas de crédito;

  • Banco Comercial;

  • Banco Múltiplo;

  • Banco de investimento;

  • Sociedades distribuidoras de títulos;

  • Sociedade de valores mobiliários;

  • Sociedade de crédito.

Cada uma delas funciona de uma maneira diferente. Enquanto as cooperativas de crédito trabalham como organizações bancárias, com foco no fornecimento de créditos a seus clientes, a Caixa Econômica Federal é um banco nacional com destaque na atuação em Fundos de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, e por aí vai.


Todas essas operadoras financeiras são de cunho privado ou público e possuem a característica comum de compor o Sistema Financeiro Nacional – ambiente formado por organizações e entidades que fornecem intermediações financeiras.


Podemos resumir os tipos de instituições financeiras em três tipos principais:

  1. Organizações contratuais: como pensões e seguradoras;

  2. Organizações depositárias: empresas de empréstimos e hipotecas – bancos e cooperativas de crédito;

  3. Organizações de investimento: como corretoras e outros diversos bancos de investimentos.

A importância de conhecer as instituições financeiras


Conhecer intermediações financeiras é importante para quem deseja se inserir no mercado de investimentos e financeiro como um todo. Mais do que isso, entender suas funcionalidades é essencial para quem deseja ganhar destaque no mundo dos negócios. O banco, como uma das principais instituições financeiras, é o principal intermediador do mercado de investimento atual e entender como ele funciona é indispensável.


Além disso, a importância de conhecer as instituições financeiras se dá por sua relevância no contexto econômico nacional. As organizações financeiras desempenham um papel importante para os cidadãos que desejam realizar quaisquer transações financeiras.


Instituições financeiras e o mercado financeiro e de investimentos


Apesar de estarem interligadas, não podemos confundir as instituições financeiras e o mercado financeiro. Enquanto as organizações são unidades presentes no mercado financeiro, este compõe grandes papéis sociais monetários e podem ser divididos da seguinte forma:

  • mercado monetário;

  • mercado de crédito;

  • mercado de capitais;

  • mercado de câmbio.

Tanto uma pessoa como uma empresa podem entrar no mercado financeiro de duas formas: emitindo instrumentos de dívida — crédito ou hipoteca — ou título de propriedade. Outra subcategoria do mercado financeiro é o mercado de investimento, ambiente em que são realizadas negociações de moedas, sejam elas físicas ou virtuais, como as conhecidas criptomoedas.


Aliás, fizemos uma publicação destinada ao mercado de criptoativos, confira: "Empreender ou investir no mercado criptoativos: qual o melhor?".

Instituições financeiras com foco em investimentos


Ainda sobre as instituições, algumas possuem como foco central, o mercado de investimentos. Os principais são a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e B3, a Bolsa do Brasil.


CVM – Comissão de Valores Mobiliários


CVM é a entidade vinculada ao Ministério da Fazenda, com objetivo de desenvolver e fortalecer o mercado de valores mobiliários. Trata-se de uma associação autárquica com atividades relativas a investimentos, fiscalização para empresas como um intermediador financeiro.


ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais


ANBIMA é outra instituição financeira com foco no mercado financeiro e de investimentos. Essa associação está relacionada a certificações extremamente relevantes para o mercado de investimentos, como: CPA-10, CPA-20, CEA e CGA. Uma das mais destacáveis organizações com fins monetários, com mais de 340 associados.


B3 – Bolsa do Brasil


A B3 é a Bolsa de Valores oficial do Brasil e, somente com este título, conseguimos entender sua importância dentro do contexto econômico nacional, em uma fusão Bovespa e BM&F. Os investidores de longa data certamente conhecem e dominam as aplicações da B3 no mercado financeiro e, para quem deseja se inserir, é imprescindível ampliar seu conhecimento sobre a organização.


As instituições financeiras e intermediadores financeiros são conteúdos importantes para os investidores de plantão, especialmente aqueles que desejam conseguir seu espaço na área. Invista seu tempo conhecendo as organizações com foco em investimento para ampliar seu conhecimento e conseguir sucesso no mercado financeiro.


Aproveite e confira nossas outras publicações sobre tudo o que envolve as certificações e profissões do mercado financeiro!