ea-banking-school-logo.png

Conheça a Planejar e saiba como tirar a certificação CFP®

Saiba mais sobre a associação que emite a certificação no país e o que você precisa para ser certificado.




Quem tem interesse em se destacar como profissional dentro do mercado financeiro já deve ter pensado, em algum momento da carreira, sobre iniciar os estudos para ser Planejador Financeiro Certificado, CFP®. A certificação é conhecida por ser a chancela de maior prestígio no setor, mas também traz consigo muitas dúvidas e uma delas é sobre o órgão que é responsável por emiti-la e regulamentá-la no país.


Você conhece?


Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, também conhecida como Planejar, e mostrar como você pode conquistar a sua certificação CFP®.



O que faz essa entidade


No Brasil, a educação financeira é pouco explorada e, por conta disso, a população ainda carece de apoio para que não acabe convivendo frequentemente com decisões ruins no universo financeiro. A Planejar é uma entidade associativa que foca sua atuação nesse ponto. E é por esse motivo que seu principal objetivo é a promoção da educação financeira para as pessoas e, também, para profissionais da área.


A associação é a única instituição responsável no país por emitir a certificação, que é reconhecida internacionalmente. Ela é filiada ao Financial Planning Standards Board, FPSB, entidade responsável pelo gerenciamento, desenvolvimento e promoção da marca CFP® no mundo.


A prova também é realizada pela instituição, que adaptou o programa exame de certificação CFP® aos padrões e à legislação brasileira. Dessa maneira, o profissional postulante à certificação precisa provar que tem conhecimento e habilidades sobre os principais serviços da área não só internacionalmente, mas também no território nacional.


Entende agora a importância que a instituição Planejar tem no setor?


Conhecê-la pode ser considerado algo imprescindível para o exercício da sua carreira dentro do mercado financeiro.


Caso você queira saber ainda mais sobre a instituição, no evento 5 Motivos para Ter CFP®, que fez parte da nossa comunidade exclusiva, o CFP® Experience, o professor Roberto Cazzetta conversou com a Embaixadora da Planejar no Rio Grande do Sul, Marisa Dornelles.






O que é necessário para tirar a certificação CFP®?


Conforme falamos há alguns parágrafos, a Planejar estipula que, para um profissional garantir a chancela de Certified Financial Planner® em seu currículo, ele precisa ser aprovado em um exame de avaliação, que pode ser realizado na forma completa ou na modular.


Ao todo, a prova possui seis módulos, que trabalham pontos considerados fundamentais para a atuação profissional de um planejador financeiro. Abaixo, listamos os conteúdos para você:


  1. Planejamento financeiro e ética

  2. Gestão de ativos e investimentos

  3. Planejamento e aposentadoria

  4. Gestão de riscos e seguros

  5. Planejamento fiscal

  6. Planejamento sucessório



O profissional também precisa atender a alguns padrões mundiais desta certificação, que podem ser resumidos nos quatro Es:


  1. Exame: passar no exame aplicado pela Planejar.


  1. Educação: comprovar formação em ensino superior completo e seguir o programa de educação continuada.


  1. Experiência Profissional: comprovar experiência profissional em algumas das áreas cobertas pelo exame de certificação.


  1. Ética: assinar o código de ética e melhores práticas profissionais da Certificação CFP®.



Como se preparar para o exame de CFP®?


Conseguir ser aprovado não é tarefa fácil, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. A prova para certificação CFP® é bastante extensa, conta com 140 questões de múltipla escolha e com um tempo de realização de aproximadamente 8 horas. Ou seja, todo profissional que tenta a sua certificação bancária necessariamente precisa dedicar tempo e esforço aos estudos para conseguir.


É neste momento que você precisa tomar uma decisão: qual preparatório escolher.


Fazer uma escolha correta nessa hora é primordial para uma jornada eficaz rumo ao sucesso nessa carreira. Afinal, os conteúdos que você deve estudar precisam ser atualizados, os professores precisam ser atuantes e certificados e, claro, você precisa contar com um ambiente de testes para ter segurança no momento em que fizer o exame.


A boa notícia é que a mais completa escola bancária está pronta para você.


O preparatório para CFP® da EA Banking School é o mais novo do mercado financeiro, por isso, também é o mais atualizado. Segue à risca todos os conteúdos exigidos pela Planejar e conta com professores que são referência em planejamento financeiro. Além disso, também conta com uma comunidade exclusiva, o CFP® Experience, para interessados na carreira terem acesso a conteúdos exclusivos e sem custo algum.


É o que você precisa.


Matricule-se agora no preparatório para CFP®.

Informações

Institucional

UniBTA

UOL EdTech

FAQ

Sala de aula

Nossos cursos

Matrículas

+55 51 2101-0120

+55 51 99770-2100

vendasea@uolinc.com

Contato

+55 51 3511-4164

atendimentoea@uolinc.com

Materiais de estudo

Receba em primeira mão, gratuitamente, materiais de estudo preparados por nossos especialistas.

© EA Banking School. Todos os direitos reservados. CNPJ: 17.543.049/0002-74

Política de privacidade.