ea-banking-school-logo.png

5 motivos para se tornar um Planejador Financeiro

Entenda por que ter uma CFP® é o que faltava para você se tornar um profissional completo e de destaque no mercado financeiro.





É perfeitamente natural que se atinja um momento na carreira profissional em que o sentimento de necessidade por novos desafios se manifeste de maneira mais forte. Para quem atua no universo do mercado financeiro, esse momento também chega e, comumente, as atenções se direcionam para a CFP®.


A abreviação é de Certified Financial Planner, ou seja, Planejador Financeiro Certificado.


A CFP® é considerada pelo mercado financeiro a certificação que possui maior respeito e prestígio. Muito disso, por ser uma credencial reconhecida internacionalmente pela Financial Planning Standards Board, FPSB. No Brasil, é representada pela Planejar, a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.


Garantir essa chancela em seu currículo não é uma tarefa das mais simples, o profissional precisa ter ensino superior completo em instituição de ensino reconhecida pelo MEC. Além disso, é necessário prestar exame e comprovar experiência de pelo menos 1 ano, se supervisionada, ou de 3 anos, se não supervisionada, no relacionamento com clientes pessoas físicas.


As exigências são maiores, mas as oportunidades e o crescimento são proporcionalmente interessantes para quem busca atingir o mais alto status dentro do mercado financeiro. Por isso, neste artigo, vamos mostrar cinco principais motivos para você começar a estudar hoje mesmo para ser um profissional CFP®.


Vamos lá!




1. Mercado enxuto


O Brasil é o país onde a CFP® mais cresceu nos últimos anos. Segundo a FPSB, a certificação teve uma elevação de 17% nos últimos dois anos. Atualmente, são cerca de pouco mais que 4 mil profissionais certificados. No mundo todo, o número de planejadores financeiros certificados é de em torno de 17 mil.


Isso significa que, ao se tornar CFP®, você entra para um seleto grupo de excelência em planejamento financeiro com grandes possibilidades para a sua carreira.




2. Grandes clientes


Com as grandes variáveis do mercado financeiro, os investimentos já não são mais óbvios. Portanto, as grandes instituições financeiras buscam os profissionais com esse diferencial no currículo para atuar principalmente nos segmentos de Alta Renda e Private Banking.


Inclusive, estes são os perfis que exigem profissionais mais especializados. Além disso, com a crescente das plataformas de investimentos, a certificação também passou a ser um grande diferencial para quem quer trabalhar como autônomo.




3. Atuação em diferentes frentes


Como falamos no tópico acima, um CFP® atua principalmente nos segmentos de Alta Renda e Private Banking. Dentro desse universo, é possível trabalhar com várias esferas, de acordo com o site da Planejar.


Conheça cada uma delas:


  • Planejamento Financeiro e Ética

  • Gestão de Investimentos

  • Planejamento da Aposentadoria

  • Gestão de Riscos e Seguros

  • Planejamento Fiscal

  • Planejamento Sucessório



4. Remuneração


Por se tornar de um mercado distinto e haver poucas pessoas qualificadas para a função, ser CFP® garante uma ótima remuneração. Um profissional desse ramo tem um salário de, em média, mais de R$ 12 mil por mês.




5. Facilidade de se preparar para as provas


Lembra que no início deste artigo citamos que é necessário prestar uma prova para conquistar sua certificação? Bom, isso é a etapa final para você conquistar a chancela. No entanto, não há motivo para se preocupar.


A mais completa escola bancária do país, a EA Banking School, estruturou um ambiente totalmente exclusivo para preparar, de forma totalmente completa e sem investimentos, futuros planejadores financeiros: o EA CFP® Experience.


Se você tem interesse em ser um profissional altamente treinado para a área e, por isso, busca muito mais que um preparatório, essa é a imersão de conteúdo para o seu crescimento. Para, após mais de dez anos dentro do mercado financeiro, fazermos de você símbolo de excelência em planejamento financeiro.


No EA CFP® Experience, você terá aulas com especialistas, palestras, podcasts e trocas de experiências com professores e membros da comunidade. Além disso, poderá ganhar uma mentoria com professores CFP®.



Seja membro e junte-se aos futuros planejadores financeiros com certificação CFP®


Informações

Institucional

UniBTA

UOL EdTech

FAQ

Sala de aula

Nossos cursos

MBA UniBTA

CFP®

Ancord

CEA

CPA-20

Matrículas

+55 51 2101-0120

+55 51 99770-2100

vendasea@uolinc.com

Materiais de estudo

Receba em primeira mão, gratuitamente, materiais de estudo preparados por nossos especialistas.

Contato

+55 51 3511-4164

atendimentoea@uolinc.com

© EA Banking School. Todos os direitos reservados. CNPJ: 17.543.049/0002-74

Política de privacidade.