• Gustavo Calçavara

5 livros descomplicados sobre o mercado financeiro

Já pensou em ler livros sobre o mercado financeiro? Quando se fala em finanças, muitas pessoas ainda ficam perdidas e não sabem muito bem por onde começar. Por ser uma área aparentemente complicada, alguns interessados até mesmo desistem de aprofundar seus conhecimentos. Por conta disso, é de suma importância conhecer os livros de entrada para os pontos básicos e fundamentais do mercado financeiro.


Um bom preparo nunca é demasiado, quem está em dia com as mudanças e sempre antenado ao novo, se posiciona à frente dos demais. Essa característica de quem investe em estudos para a carreira é um diferencial que destaca e evidência possíveis prospecções para empresas e demais interessados.


Pensando nisso, a equipe de profissionais aqui da EA Banking School está sempre produzindo conteúdos de qualidade para que você tenha acesso às melhores informações na sua caminhada de aprendizado. Se você está começando ou já é experiente na área, incluir leituras de qualidade, e que estejam atualizadas, é fundamental para quem trabalha nesse mercado tão competitivo.


Acompanhe a nossa lista com indicações essenciais para tornar a sua vida mais fácil na hora de entender sobre o mundo das finanças:


5 Livros para entender de forma fácil o mercado financeiro

1. Os Segredos da Mente Milionária — Harv Eker


Esse clássico que possui como subtítulo "Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas" é um ótimo começo e não está no começo da nossa lista por acaso. O autor nos convida a uma reflexão sobre os nossos hábitos financeiros que, segundo ele, são moldados e construídos durante a infância.


Essa concepção e trabalho de desconstrução do que acreditamos fez e ainda faz milhões de pessoas mudarem suas perspectivas sobre dinheiro e tudo relacionado a ele.


2. O Investidor Inteligente — Benjamin Graham


Indicação da Revista Fortune como um livro indispensável sobre o mercado financeiro, onde Graham descreve, de forma detalhada, tudo o que um investidor inteligente precisa para ter sucesso no âmbito das ações e finanças. Neste material, o autor se debruça sobre as flutuações das bolsas de valores, que de acordo com ele, são perenes; tornando seu estudo atualizado mesmo tendo sido publicado pela primeira vez em 1949. Uma verdadeira obra com ensinamentos atemporais.


3. Em Busca do Tesouro Direto — Samy Dana e Miguel Longuini


Para quem quer e precisa de algo que seja mais direcionado, o renomado economista e comentarista brasileiro Samy Dana, ao lado de Miguel Longuini, apresenta em sua publicação de 2015, um livro didático, prático e muito bem elaborado para quem deseja entender melhor sobre o funcionamento do programa de títulos públicos.


Composto por práticas ilustradas, Em Busca do Tesouro Direto é uma aula para todos que querem aprender mais sobre o assunto e estão a procura de dicas para permanecer ou ingressar no mercado financeiro.


4. Os Axiomas de Zurique - Max Gunther


Apesar do nome ser um pouco intimidador, Mazx Gunther conseguiu compilar um material composto por diretrizes e dicas desses profissionais qualificados para serem aplicados por quem deseja conquistar dinheiro. Tudo isso se tornou possível por meio da análise minuciosa do comportamento e conselhos de banqueiros suíços. O autor trabalha o assunto explorando conceitos que variam desde risco, intuição e outros "feelings" que um investidor precisa ter na carreira.


5. A lógica do Cisne Negro — Nassim Taleb


Mais uma sugestão de peso para a nossa lista e para quem é mais focado em Tradding ou gostaria de entender mais sobre esse fenômeno. Taleb nos dá uma lição sobre a importância de estarmos preparados para os eventos imprevisíveis, não dando prioridade apenas para o que temos presente em nossas rotinas. Absorva todo o conhecimento disposto por essa figura de referência nacional e prepare-se para o inesperado de maneira inteligente e estratégica.


Títulos que merecem ser mencionados


Além das sugestões que fizemos acima, exitem diversos conteúdos que não poderiam ficar de fora dessa lista. Clássicos como "Pai Rico, Pai Pobre", escrito pelo célebre Robert T. Kiyosaki é uma leitura obrigatória para todas as idades e níveis de experiência, com ensinamentos atuais e pertinentes a todos. "O Homem Mais Rico da Babilônia", essa compilação de regras de ouro sobre riqueza.


E por último, porém não menos importante, recomendamos como parte da sua jornada, o trabalho fantástico do especialista Eduardo Fortuna em "Mercado Financeiro: produtos e serviços", onde Fortuna trabalha os aspectos fundamentais da Economia, com conceitos importantíssimos e atualizados sobre o tema, uma adição necessária a quem se dedica em melhorar sempre.


Esses foram alguns dos títulos mais recomendados para uma boa compreensão sobre essa área tão complexa e repleta de novidade e particularidades. Esperamos ter ajudo com sugestões práticas e pertinentes.


Acompanhe o nosso blog e confira os materiais disponibilizados por pessoas competentes e dedicadas à disseminação de ensinamentos para quem é interessado na área das finanças. Aproveite e conheça um pouco mais sobre a carreira que mais tem crescido no mercado atual e fique por dentro de tudo que acontece. Até mais!